MELHORES PRÁTICAS PARA OTIMIZAR SUAS ENTREGAS
Otimizar a logística de entrega é um esforço que deve fazer parte da estratégia de todos os Gestores que busquem alavancar os resultados organizacionais.
Cumprir os prazos de entrega, talvez, seja o fator de maior importância para as empresas que vendem para as indústrias, pois o atraso das entregas pode comprometer a imagem de seu negócio, e em alguns casos, o cliente pode até mesmo cancelar seu pedido ou ter a produção comprometida.
Pensando nisso, continue a leitura e conheça as melhores práticas para otimizar as suas entregas:
- PLANEJAMENTO DE COMPRAS
O primeiro passo para garantir uma gestão logística eficiente e ter um bom planejamento de compras, ou seja, realizar previsões de venda e giro de estoque, bem como um calendário para enviar pedidos e receber mercadorias.
É ideal é usar dados como o histórico de vendas e as tendências atuais para estabelecer o total de compra para cada item do mix e cada distribuidor. Dessa forma, as chances de faltar ou sobrar itens é minimizada, bem como todos os custos que estas situações geram.
Além disso, o calendário ajuda a definir quais atividades são realizadas para que a entrega de produtos ocorra de forma eficiente. Entre eles, a organização do ambiente de estocagem e presença de profissionais para conferir e manusear as mercadorias
- INVISTA EM TECNOLOGIA
Um software de gestão logístico permite que os profissionais tenham acesso facilitado à informações de todo o processo logístico, inclusive dos pedidos realizados em cada fornecedor. Dessa forma, a etapa de conferência é mais rápido e eficiente.
Além disso, essa ferramenta permite que muitas atividades sejam automatizadas. No caso das entregas, ao confirmar o recebimento dos produtos, eles são automaticamente incluídos no estoque da empresa, sem a necessidade de que um profissional faça isso de forma manual.
- CUIDADO AO MANUSEAR MERCADORIAS
O manuseio incorreto das mercadorias no momento de entrega de produtos pode levar a perdas e danificações dos itens. Por isso, é fundamental que materiais, equipamentos e ferramentas adequadas sejam utilizadas nesse processo.
Além disso, é importante que os profissionais responsáveis sejam treinados para realizar essa atividade sem problemas, evitando qualquer erro que comprometa os produtos da empresa, bem como seu desempenho.
- ESTABELECER PROCESSOS
Outra prática importante para que a entrega de produtos seja feita de forma eficiente é ter de forma clara como esse processo deve acontecer, ou seja, quais as responsabilidades que os profissionais envolvidos apresentam. Isso inclui itens, como:
- Conferir o pedido;
- Avaliar a qualidade da mercadoria;
- Armazenar os produtos;
- Atualizar o sistema de estoque.
Assim, todo o processo ocorre dentro das regras e normas da empresa. Essa prática é importante para todas as atividades da gestão logística, garantindo que as ocorrências de erros e problemas sejam menores.
- OFEREÇA TREINAMENTOS
Para que os profissionais tenham conhecimento das boas práticas e regras da empresa, é fundamental ter um bom processo de treinamento. O ideal é que todo novo colaborador passe por um inicial que apresenta itens, como:
- Missão, visão e valores do negócio;
- Objetivos e metas da área;
- Processos, regras e boas práticas;
- Responsabilidades e funções do cargo;
- Profissionais a quem reportam;
- Formas de avaliação.
Além de um treinamento inicial, é indicado que os profissionais passem por novos momentos de capacitação para se manterem instruídos e conhecerem novos processos, atividades ou equipamentos adotados.
- PARCEIROS DE CONFIANÇA
Outra prática importante para garantir que a entrega de produtos seja feita de forma correta é estabelecer parcerias de confiança, ou seja, contar com fornecedores de qualidade.
Dessa forma, mesmo em casos que a empresa não tenha alguém para conferir a compra, as chances de problemas são menores.
Para isso, busque por fornecedores com diferencial de mercado, experiência e boa reputação. Uma forma de conferir sua qualidade é conversando com outras empresas que já foram, ou ainda são, clientes do negócio. Além disso, buscas na internet sempre contribuem.
PORTANTO
Fica evidente que a entrega de produtos é um processo fundamental para a gestão logística, por isso, é importante garantir que ela aconteça de forma otimizada para não ter problemas que comprometem o desempenho da empresa.
Para isso, indicamos que siga a dicas apresentadas no artigo.
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